domingo, 20 de abril de 2008

Para ser um capitão


1 -Espiritualidade
No duelo de Golias e Davi venceu o mais fraco.José é um dos 11 filhos de Jacó, e era o mais cristão. Os outros eram mais velhos, mais experientes, mais fortes, mais astuto, mas Deus escolheu a José para comandar o Egito. O comandante de um grupo geralmente determina o rumo da caminhada. Como capitão e comandante da unidade em que rumo está levando o seu grupo? Entre tantas influências e sinais de pista errados, só indo com um experiênte guia que conheça bem o caminho. Esse guia é Deus que deve estar presente, deve ser sempre solicitado. Este foi o segredo de Davi, segredo que Golias não conhecia. E você já conhece a Jesus?


2 - Organização
É facil conhecer se uma pessoa é organizada ou desoganizada. Pense alguns detalhes da pessoa: sua roupa, sua mochila, seu caderno, ... o que mais? Pense mais coisas.
Agora pense em você e dê uma nota no final deste teste.Obs: coloque sim ou não, depois conte quantos sim e de sua nota.
· Quando usa um objeto você coloca novamente no lugar? ( )

·Consegue arrumar sua mochila de forma que encontre as coisas sem demorar? ( )

· Você tem lugar certo para guardar suas coisaa em casa? ( )

· Aprendeu a usar o relógio só para olhar as horas e deixar o tempo rolar, ou já aprendeu a distribuir o tempo para as atividades como: estudo, tarefas, recreação,etc ? ( )

· Você costuma anotar as coisas como: recado, telefones, datas, números, ou deixa por conta da memória? ( )

· É capaz de controlar o dinheiro, não gasta tudo de um vez? ( )

· Consegue fazer uma compra para sua mãe com vários ítens, e depois trazer as notas e trazer o troco certo? ( )

· Ao sair com a unidade você organiza em fila indiana? ( )
Então o que achou de si mesmo? Que nota?Pense bem é melhor ser organizado ou enrolado?A organização simplifica as coisas, facilita a vida e aumenta a capacidade de realização de qualquer pessoa.

3 - Liderança e comando

Tem gente que pensa que para exercer o comando precisa ser aquele durão e para se destacar como líder precisa ter ares superiores. Outros pensam que para ganhar o grupo deve concordar com tudo e procura a agradar a todos. Uns são durões e superiores, outros bonzinhos demais, qual o mais errado? Pense um pouco....qual você parece ser mais? Seja honesto.
Será que as pessoas gostam de tipos sem personalidade, “Maria vai com as outras”? Por outro lado as pessoas se sentem bem dirigidas por alguém sabichão ou “Coronel Duresa”?

Capitão, a palavra certa é “equilíbrio”, porque ninguém gosta de “molengas” e nem de “metidos”. Tem que ser legal mas firme, ser amigo e saber dizer não, ser camarada sem dar geitinhos, brincar na hora de brincar, cobrar na hora de cobrar, alegria sem algazarra, firmesa sem chatice. Nunca volte atrás, sua palavra deve ser uma ordem. Nunca permita que sua ordem seja negligenciada, mas não de ordens absurdas. Sabe, logo a unidade vai sentir firmesa, vai perceber que escolheram a pessoa certa, um líder legal e comandante.Quando a unidade precisa de um amigo, quando quizerem saber o certo, quando buscarem verdade, sabem a quem procurarão? A você, o Capitão!

4 - Disciplina
“Sem disciplina não se chega a lugar algum.”
Não precisa ser muito inteligente para descobrir que tudo funciona melhor com disciplia.
EX: Conta-se que em um resgate de pessoas atingidas por um forte enchente. A equipe de socorro usava um barco a motor, e quando todas as pessoas acabaram de se acomodar no barco, o líder repetias as instruções que deviam ser seguidas a riscas: ninguém deve se levantar , todos devem se segurar bem ao barco, pois lá no meio a corredeira é forte e vai balançar mais. Mas o motor é possante e o barco é novo. Tudo entendido? Alguma pergunta? Não. Vamos lá! Disse o lider. Todos se seguravam firmemente, todos permaneciam sentados, até que, no meio da corredeira um velho gordo resolve desobedecer as instruções e tentou levantar. Conseguimos controlá-lo, mas ele se arriscou e colocou a vida dos outros em risco.
· Disciplina é fazer as coisas certas de modo certo na hora certa.· Disciplina é sabermos cumprir ordens mesmo que não nos agradem muito ou não entendamos de ponto.· Disciplina é trabalharmos pelo grupo, mas não para nó mesmo.· Disciplina é sacrificar-se pelo sucesso da missão.


5 - Honestidade
· A verdade e os direitos acima dos interesses pessoais.· Compromisso com o que é certo.· Honestidades nas coisas grandes e nas pequenas, nos detalhes que pessoas humanas não veem. “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.”· Falar a verdade ou ouvir a verdade nem sempre agrada, mas devemos nos acostumar à verdade para nós e para os outros.

6 - Lealdade
“Um por todos e todos por um.” Diante da unidade vocêé um representante e defensor da diretoria, diante da diretoria você representa e defende sua unidade.Nunca aceite acusação contra alguém que não está presente e não pode se defender. Deixe bem claro que ainda resta ouvir o outro lado para tirar conclusões.

Nenhum comentário: